LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Sexta Feira - 29 de Março de 2024

10 Coisas que NÃO se deve fazer se a conexão hidráulica vazar

Lendas e enganos são comuns quando o assunto é vazamento em conexões hidráulicas. É hora de desfazer certos conceitos equivocados. Confira o que não se deve fazer se uma conexão hidráulica vazar – e saiba por quê.

1. Não use a mão para conferir se há vazamentos. Fluidos hidráulicos podem superar a temperatura de 150ºC, causando queimaduras graves. Além disso, sob alta pressão mesmo o vazamento de um orifício do tamanho de uma agulha pode ter consequências terríveis. Um jato desses pode alcançar a velocidade de 180 metros por segundo, e com isso perfurar a pele mesmo quando se usa luvas de couro. Sabe-se que já ocorreram lesões mesmo com o fluido sob pressão relativamente baixa (100 psi) e com o furo a 10 cm de distância da mão, geralmente exigindo imediato socorro médico – e em casos extremos até causando amputação.

2. Atenção no torque correto da porca. Às vezes o vazamento é causado por uma porca solta. Esse problema pode ser corrigido com um simples aperto de porca. Todavia, muitas pessoas exageram nesse aperto. Esse costume danifica a conexão e é uma das causas mais comuns de vazamentos em conexões de mangueiras hidráulicas. Certifique-se de estar apertando a porca corretamente em vez de apertar além do necessário.

3. Não deixe o sistema pressurizado. Antes da inspeção, sempre despressurize o sistema hidráulico. Essa regra vale mesmo que você encontre um gotejamento lento no chão. A despressurização reduz a chance de ocorrer explosão de óleo em um componente hidráulico durante a inspeção. Atenção: lembre-se que ainda poderá conter uma leve compressão no fluido do sistema mesmo com o sistema desligado.

4. Não substitua uma conexão por outra diferente somente para ganhar tempo. Somente substitua a conexão por outra exatamente igual, mesmo que leve mais tempo para encontrá-la. Usar uma conexão similar esperando que ela funcione somente porque está disponível é encrenca na certa. O tempo esperando a peça correta chegar custará menos que a economia que você pensou que faria.

5. Não culpe só a conexão. O ponto de gotejamento pode não ser o vilão do vazamento. O vazamento acontece no ponto de gravidade mais baixo. Mesmo que o óleo esteja pingando da conexão, a origem do vazamento pode estar em outro ponto do sistema.

6. Não reutilize uma vedação O-ring. Os O-rings devem ser trocados sempre, mesmo que você esteja remontando uma conexão reutilizável. O-rings são suscetíveis a rachaduras que podem comprometer a integridade da vedação e a remontagem.

7. Não se esqueça de proteger o sistema enquanto corrige o vazamento. É muito comum: alguém desmonta uma conexão para corrigir um vazamento e deixa a conexão cair no chão. Isso pode contaminar o sistema hidráulico. É um mau costume que reduz a vida útil do seu equipamento.

8. Não se esqueça de limpar as extremidades antes de substituir ou remontar uma conexão. Dessa forma você evita que sujeira e outros resíduos contaminem o sistema hidráulico. Esses resíduos podem danificar completamente equipamentos de alto valor agregado.

9. Não permita chamas por perto. Mantenha todas as fontes de chamas longe dos pontos de vazamento. As pessoas costumam se esquecer que pequenos vazamentos podem gerar algum tipo de vapor inflamável. Permitir a presença de pontas de cigarros, usar isqueiros para iluminação ou ainda maçaricos de solda ou corte nas proximidades do vazamento são riscos comuns para a propagação de chamas que podem causar incêndios.

10. Não ignore vazamentos. Mesmo um vazamento mínimo pode sinalizar um problema maior no sistema hidráulico, prejudicando o seu desempenho. Resolva a questão o mais breve possível.

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões Automação, Fluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviços técnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Procura um Distribuidor Parker em Sete Lagoas, Distribuidor Parker em Divinópolis, Distribuidor Parker em Belo Horizonte, Distribuidor Parker em Lagoa da Prata, entre em contato! Visite nossa Parker Store!

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone (31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br . Luiz Kuchenbecker Panin

top