LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Quinta Feira - 28 de Março de 2024

Admirável mundo novo da conectividade – Parte I

Nos últimos anos, o termo Indústria 4.0 tem sido empregado para definir uma tendência tecnológica tão inovadora quanto inevitável. Trata-se do surgimento das chamadas “fábricas inteligentes” – processos que combinam sistemas virtuais e físicos por meio de plataformas digitais de comunicação.

O desenvolvimento das fábricas inteligentes foi drasticamente acelerado com a chegada da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) e uma de suas mais promissoras aplicações, a Internet Industrial das Coisas (IIoT). Essas novas tecnologias possibilitam conectar máquinas – por meio de sensores e outros dispositivos – a uma rede de computadores, proporcionando a automação do controle da produção, para ampliar a eficiência, a segurança e a rentabilidade das operações.

É fácil compreender que praticamente todos os segmentos industriais poderão se beneficiar enormemente de linhas de produção nas quais os equipamentos se comunicam e interagem de forma autônoma.

Oportunidades em 90%
Monitorar e gerenciar máquinas via rede significa, por exemplo, aumentar a qualidade dos processos, ao mesmo tempo em que se reduzem as intervenções para manutenção. Mas os benefícios vão ainda além. Há muitos outros avanços no admirável mundo novo da conectividade industrial.

TECNI-AR Parker Store Brasil (2)

Calcula-se que a IoT de nível gerencial seja capaz de absorver apenas cerca de 10% dos dados gerados em uma fábrica. Isso mostra que o suporte à manutenção preditiva e a consequente melhoria da performance da produção dependem da IoT aplicada aos componentes e subsistemas discretos, para se obter e analisar os 90% de dados restantes para transformar o desempenho da operação.

As máquinas falam
Recentemente, a Parker apresentou sua própria plataforma dedicada à Internet das Coisas (www.parker.com/IoT). Trata-se de um ambiente aberto, interoperável e seguro de soluções conectadas para a manufatura. Com o sugestivo nome Voice of the Machine (VOM), esta plataforma foi criada para viabilizar a transformação digital proposta aos usuários industriais das tecnologias IoT em todo o mundo.

TECNI-AR Parker Store Brasil (1)

“Com a plataforma Voice of the Machine, habilitamos nossos clientes a ouvir o que seus ativos estão dizendo em nível de componente para que eles possam melhorar o desempenho das aplicações, garantindo assim maior eficiência e produtividade”, avalia Lucas Toledo, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios de IoT na América Latina da Parker.

Mas afinal, como máquinas podem “falar”? A resposta: por meio da geração e captação de dados enquanto operam, seja transportando ar comprimido, transferindo fluidos ou trocando calor, por exemplo – entre muitas outras atividades.

No ambiente industrial, a Internet das Coisas permite que as máquinas conectadas se comuniquem entre elas e também com sistemas avançados de controle. Estes, por sua vez, consolidam os dados para dar visibidade a sistemas e processos que até hoje estavam “no escuro.”

https://www.tecniar.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Voice-Of-The-Machine-PT2.pdf

Isso é possível por meio do monitoramento contínuo e remoto dos componentes e equipamentos industriais discretos, como válvulas, bombas e até veículos (veja o infográfico clicando na imagem ao lado). É dessa forma que agora a Parker está ajudando seus clientes a “ouvir a voz” das máquinas.

Veja o vídeo abaixo para saber como funciona a plataforma Voice of the Machine.

Confira a continuação deste artigo no próximo post.

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões AutomaçãoFluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviços técnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Visite nossa Parker StoreSe procura onde comprar Parker, se está a procura de um Distribuidor Parker em Sete Lagoas, Distribuidor Parker em Divinópolis, Distribuidor Parker em Lagoa da Prata, Distribuidor Parker em Belo Horizonte, Distribuidor Parker em Contagem, Distribuidor Parker em Juiz de Fora, Distribuidor Parker em Timoteo, Distribuidor Parker em Pouso Alegre, Distribuidor Parker São Paulo, Distribuidor Parker Serra, Distribuidor Parker Espirito Santo, Distribuidor Parker Rio de Janeiro, Parker Brasil, seu lugar é aqui.

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone

(31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br .

Luiz Kuchenbecker Panin

top