LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Sábado - 20 de Abril de 2024

Admirável mundo novo da conectividade – Parte II

Vimos na primeira parte deste artigo como as máquinas podem “falar” entre si, garantindo um novo patamar de produtividade com a chegada da Internet Industrial das Coisas – IIoT (confira aqui a parte 1). Veja agora na segunda parte desta reportagem como a Parker está agregando soluções completas de IIoT às tecnologias de movimento e controle.

Novo patamar de controle
Com a digitalização, a Parker está agregando à sua tecnologia de movimento e controle soluções completas de IoT que permitem aos clientes monitorar seus ativos remotamente de uma maneira mais fácil e com melhor custo–benefício.

Nas linhas de produção, as soluções Voice of the Machine minimizam riscos, custos de manutenção e paradas inesperadas, ao mesmo tempo que ajudam a descobrir onde estão as melhores oportunidades para se alcançar melhorias operacionais.

Com (literalmente) um século de experiência no desenvolvimento e aplicação de componentes e subsistemas em todos os segmentos industriais, a Parker sabe exatamente como e onde equipar as máquinas com sensores para obter saltos de produtividade com economia de recursos.

IIoT na prática
Alguns exemplos de soluções conectadas Parker são o sistema para redes de ar comprimido Transair (com rotinas de monitoramento de desempenho e manutenção preditiva), a interface de controle eletro-hidráulico IQAN (que integra componentes hidráulicos inteligentes com controle eletrônico de hardware e software para simplificar o monitoramento de gestores de frota) e o Parker Tracking System (PTS), uma solução avançada para a gestão de ativos via internet e dispositivos móveis.

Distribuidor_Parker_Store_Brasil_TECNI-AR_MG

As indústrias que mais podem se beneficiar da conectividade IoT são aquelas que possuem operações ou equipamentos em locais de difícil acesso, onde há questões de segurança intrínseca a considerar, onde o tempo de inatividade custa mais e onde, por sua própria natureza, as operações ou processos são custosos ou situados em ambientes altamente regulados.

Ou seja, a conectividade IoT representa um recurso fundamental para todas as indústrias, mas é especialmente interessante para empresas de mineração, de petróleo e gás, usinas geradoras de energia, companhias de tratamento de águas e saneamento, indústrias químicas, automobilísticas, nas aplicações envolvendo veículos para movimentação e armazenagem de materiais, para construção e fora de estrada e ainda no setor médico-hospitalar. (Veja detalhes clicando no infográfico abaixo).

https://www.tecniar.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Voice-Of-The-Machine-PT2.pdf

O valor da interoperabilidade
A eficiência de qualquer solução industrial IoT é diretamente proporcional ao nível de interoperabilidade e escalabilidade que ela apresenta. Interoperabilidade é a capacidade de um sistema informático de interagir ou de se comunicar com outro; igualmente fundamental, escalabilidade é a característica que permitirá a contínua expansão desse sistema no futuro.

Distribuidor_Parker_Store_Brasil_TECNI-AR

Nesse sentido, é válido saber que a Parker é membro fundadora da OPC Foundation, criadora da OPC Unified Architecture (OPC UA). OPC UA é um protocolo de comunicação máquina-máquina aberto para automação industrial que oferece níveis de compatibilidade e segurança robustos através de sistemas operacionais e linguagens de programação.

A Parker também faz parte do Industrial Internet Consortium (Consórcio da Internet Industrial), uma associação global dedicada ao fomento da internet industrial por meio da identificação, montagem e promoção das melhores práticas para esse fim, o que inclui a definição e o desenvolvimento da arquitetura de referência e os padrões necessários para a interoperabilidade.

Mesmo que as soluções IoT estejam começando agora, esta tecnologia já alcançou um estágio em que pode garantir retorno significativo nas aplicações industriais, se o parceiro certo e a abordagem adequada forem adotados.

Lançado o Plano Nacional de IoT
Durante a Futurecom, realizada em outubro de 2017, aconteceu o lançamento do Plano Nacional de Internet das Coisas, que havia sido anunciado um ano antes pelo governo. Intitulado “Internet das Coisas: um Plano de Ação para o Brasil”, o documento foi apresentado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pelo BNDES, e detalha as políticas, ações e estratégias de implantação das tecnologias capazes de conectar dispositivos e equipamentos.

A iniciativa objetiva acelerar a implementação da Internet das Coisas como instrumento de desenvolvimento sustentável, aumentando a competitividade econômica e fortalecendo as cadeias produtivas no País. O plano prevê que essas políticas serão aplicadas entre 2018 e 2022, e espera-se que elas poderão gerar impacto econômico de até US$ 45 bilhões na indústria e US$ 21 bilhões na agricultura até 2025.

Veja o vídeo abaixo para saber como funciona a plataforma Voice of the Machine.

 

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões AutomaçãoFluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviçostécnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Procura onde comprar Parker! Procura um Distribuidor Parker em Sete Lagoas, Distribuidor Parker em Divinópolis, Distribuidor Parker em Belo Horizonte, Distribuidor Parker em Lagoa da Prata, Distribuidor Parker em Lavras, Parker em São Paulo, Parker Espírito Santo, Central de Vendas Parker, entre em contato! Visite nossa Parker Store! Distribuidor Parker Lavras, Distribuidor Parker Contagem, Distribuidor Parker Belo Horizonte

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone

(31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br .

Luiz Kuchenbecker Panin

top