LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Sexta Feira - 26 de Abril de 2024

AES Tietê inaugura primeiro sistema de armazenamento de energia do País

Graças a um projeto pioneiro da AES Tietê, o Brasil acaba de entrar para o seleto grupo de países que dominam o armazenamento de energia por baterias – uma das tecnologias mais inovadoras e versáteis disponíveis no mercado mundial. Com ela, é possível ampliar a capacidade e a qualidade do sistema elétrico, levando a estabilidade e confiabilidade do fornecimento de energia a um novo patamar.

Instalado na Usina Hidrelétrica de Bariri (SP), o projeto de armazenamento de energia da companhia é o primeiro do Brasil conectado ao Sistema Interligado Nacional.

Marco tecnológico
Concebido como parte de um programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Energy Storage recebeu investimento de R$ 5,4 milhões. Com capacidade instalada de 161 kW, expansível para 1 MW, o sistema permite que o excedente de energia gerado seja armazenado e usado em outro momento.

parker_brasil_energia_renovavel

Montado com base em plataforma da Fluence, uma joint-venture entre AES Corporation e Siemens criada visando oferecer soluções para o armazenamento de energia em nível global, o equipamento foi inaugurado com a presença de diversas autoridades do setor. Para este projeto, a Parker forneceu os inversores de frequência de alta performance (conversores de corrente AC/ DC), que são essenciais para a operação do sistema.

Tendência global
O conceito de energy storage pode ser aplicado em diferentes funções na rede elétrica. Uma de suas principais vantagens é a capacidade de compensar a intermitência da energia gerada por fontes renováveis.

Esta solução também pode ser empregada para aliviar redes de transmissão ou distribuição em caso de sobrecarga ou para otimizar sistemas isolados, tornando-os mais eficientes e trazendo benefícios para o consumidor.

Especialistas do setor elétrico apostam que a nova tecnologia vai alavancar o aproveitamento das fontes intermitentes de geração (como eólica e solar), tornando o processo mais sustentável. “Somos uma empresa voltada à oferta de soluções de energia, por isso estamos empenhados em trazer novas tecnologias ao sistema interligado”, observa Ítalo Freitas Filho, presidente da AES Tietê.

parker_brasil_tiete

Usina virtual
Instalados em um contêiner, os componentes que formam o equipamento lembram um data center. Racks acomodam módulos de bateria de lítio que podem ser expandidos até a capacidade desejada.

“O segredo dessa tecnologia é sua lógica de controle; é ela que comanda as funções nas quais a bateria será usada”, explica Ítalo. “Agradecemos à Parker e à Fluence, parceiros que aceitaram o desafio de implementar a primeira planta de baterias do País”.

Funcionando como um verdadeiro backup para a rede elétrica, o sistema proporciona uma hora de autonomia de capacidade de descarga, como se fosse a própria turbina operando. “Desta forma o equipamento permite regular o fornecimento de energia, garantindo a operação em regime de fluxo constante”, explica Ricardo Pascoal, especialista de produto da Parker.

Pascoal destaca que a iniciativa representa um avanço tecnológico consistente e ilimitado. “Agora o setor elétrico já pode aumentar a qualidade e a confiabilidade da energia por meio de sistemas de armazenamento como esse”, avalia.

parker_energia_tiete

Baterias em alta
Segundo informou Mario Gonzales, presidente da Fluence, o custo da bateria de lítio vem caindo em razão do desenvolvimento dos veículos elétricos e do sucesso da implementação de soluções de armazenamento de energia em vários países. “A iniciativa da AES Tietê é fundamental para que possamos conhecer mais aplicações que contribuirão para a redução do custo da energia ao consumidor”, disse.

Presente no evento de inauguração do equipamento na Hidrelétrica de Bariri, o diretor da ANEEL, Sandoval Feitosa, lembrou que este é um dos projetos apoiados pela agência com o objetivo de modernizar o setor elétrico, para que no futuro o consumidor brasileiro possa contar com tarifas mais acessíveis.

“Energy storage, eficiência energética e geração distribuída são novas perspectivas que se abrem para o setor; essas tecnologias se encontram em franco desenvolvimento para a otimização do uso da energia”, analisa Feitosa.

parker_geração_energia_tiete

Engenheiro sênior da AES Tietê, Paulo Eduardo Malaquias prevê que a tecnologia de armazenamento terá ampla utilidade tanto na indústria quanto nas atividades de geração e transmissão do setor elétrico.

“Por ser rápido e eficiente, considero o armazenamento com baterias a melhor alternativa que temos hoje”. Ele lembra que o suporte da Parker foi valioso tanto no projeto quanto no comissionamento e partida do sistema. “Os inversores corresponderam totalmente às nossas expectativas”, informou Malaquias.

Nesse contexto, Luiz Moura, gerente geral de Vendas e Marketing da Parker para a América Latina, lembrou que a empresa dispõe de amplo expertise para atender o mercado de geração e armazenamento energia. “Acreditamos que esta solução vai ampliar a competitividade das empresas e consequentemente do País”, comentou. “Nosso principal propósito é engenheirar o sucesso de nossos clientes e parceiros; nossa presença neste projeto é um encontro com esse compromisso”, concluiu.

parker_inversor_890GT-R

Tecnologia torna fontes renováveis mais estáveis e competitivas

No centro do inédito sistema de armazenamento de energia desenvolvido pela AES Tietê encontram-se dois inversores de potência bidirecionais 890GT-R, desenvolvidos pela divisão Energy Grid Tie da Parker.

Especialmente projetados para atender essa aplicação, os inversores 890GT-R permitem controlar as operações de carga e descarga das baterias, conferindo a elas níveis elevados de eficiência e precisão.

Ao mesmo tempo “coração” e “braço” do sistema de armazenamento, é o inversor de frequência que faz com que a energia AC da rede elétrica seja convertida em energia DC, permitindo o carregamento das baterias nos momentos de baixa demanda ou realizando a operação inversa – transferindo a energia armazenada de volta para a rede quando necessário.

Solução integrada
O inversor Parker opera sincronizado com a rede elétrica, fornecendo saída de energia sempre estável. De construção robusta, as unidades fornecidas à AES apresentam características operacionais que asseguram a qualidade da energia tanto na frequência quanto nos níveis de tensão.

Outra qualidade do inversor de potência 890GT-R é seu projeto modular. Fornecido em unidades de 88 kW, a solução garante escalabilidade e mobilidade para atender qualquer sistema de armazenamento.

Compacto, o produto é configurado para montagem em rack de 19 polegadas com trilhos, o que facilita sua instalação em campo.

Até o momento, as tecnologias desenvolvidas pela divisão Energy Grid Tie da Parker já foram implantadas com sucesso em diversos países, em sistemas de armazenamento que totalizam mais 300 MW.

Forças integradas: água, vento e sol
Ocupando lugar de destaque entre as principais companhias de geração, a AES Tietê Energia atua no País há quase 20 anos. Possui nove usinas hidráulicas e três pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo; o Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia; e recentemente concluiu a aquisição do Complexo Solar Guaimbê, em São Paulo. A empresa também possui em seu portfólio de ativos o Complexo Solar Ouroeste, em construção.

AES Tietê Energia

Localizado em Bauru (SP), o Centro de Operações de Geração de Energia controla remotamente todos os ativos da companhia. No ano de 2017 a AES Tietê gerou 12,1 mil GWh de energia, sendo 100% de origem renovável. Até 2020, a empresa espera ter 50% de seu EBITDA composto por fontes de energia não hidráulicas. Acesse: www.aestiete.com.br.

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões AutomaçãoFluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviços técnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Procura onde comprar Parker, procura um Distribuidor Parker em Sete Lagoas, Distribuidor Parker em Divinópolis, Distribuidor Parker em Belo Horizonte, Distribuidor Parker em Lagoa da Prata, Distribuidor Parker em Juiz de Fora entre em contato! Visite nossa Parker Store! Visite nossa Parker Store!

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone (31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br . Luiz Kuchenbecker Panin

top