LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Quarta Feira - 24 de Abril de 2024

Como eliminar a geração de ruído em sistemas hidráulicos

Nos sistemas hidráulicos, o ruído é gerado primeiramente pelos trabalhos mecânicos da bomba e pelas pulsações do fluido que sai dela, à medida que esta fornece fluxo para o sistema. O ruído também pode ser gerado por qualquer elemento que cause turbulência ou mudanças na velocidade do fluido.

O ruído é cumulativo, de modo que mesmo pequenos rumores vindos de diferentes componentes podem efetivamente se somar e se amplificar, criando um problema sério no ambiente industrial.

A transmissão desses ruídos aos operadores de máquinas pode causar fadiga, danos nervosos e potencial perda auditiva, por isso é necessário o uso de protetores auriculares.

Neste artigo, adotamos o termo “ruído” para as ondas audíveis e inaudíveis do fluido. Ambas podem ser problemáticas tanto para o projetista quanto para o usuário final do sistema hidráulico, por isso é fundamental encontrar formas de eliminá-las ou minimizá-las.

Sons audíveis
Como eliminar a geração de ruído em sistemas hidráulicos – Mangueiras reforçadas com fibras termoplásticas Parflex – Parker Brasil – HidráulicaO ruído é indesejável também porque pode causar carga adicional sobre os componentes hidráulicos, levando a falhas prematuras e custos adicionais no sistema.

A norma NR-15 do Ministério do Trabalho estabelece os limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente e define que a máxima exposição diária permissível para períodos de oito horas é de 85 dB. Ainda assim, sabe-se que a perda da audição é uma das doenças profissionais mais frequentes em ambientes ruidosos.

TECNI-AR_Parker_Store_Brasil_MG

Ruído mecânico

O ruído é um conhecido causador de problemas aos componentes dos sistemas hidráulicos, em particular para as conexões de aço, tubos rígidos e mangueiras, suscetíveis a falhas por vibração.

Ressonâncias mecânicas ocorrem dentro de um sistema hidráulico quando ele é capaz de armazenar e transmitir energia entre dois ou mais pontos. Quando a frequência das oscilações se aproxima da frequência natural do sistema, as ressonâncias mecânicas aparecem na forma de vibrações. Cada componente do sistema hidráulico tem sua frequência natural mas, quando combinados, adquirem um novo conjunto de frequências, dependendo de suas propriedades de amortecimento e transmissão de energia.

A vibração pode se propagar pelo sistema hidráulico por intermédio do fluido ou das peças metálicas, alcançando todas as partes do equipamento. O ruído pode ser facilmente transmitido por componentes metálicos como bombas, válvulas, cilindros, tubos de aço e conectores, mas também pode ser conduzido pelo arame do reforço das mangueiras hidráulicas.

Eliminando o ruído
Uma solução econômica e simples para se reduzir o ruído e/ou adicionar características de amortecimento e rampa aos acionamentos hidráulicos está no uso de mangueiras com diferentes velocidades de expansão volumétrica (EV). Tal como os acumuladores, as mangueiras têm uma característica de capacitância, mas em extensões bem menores – isto é, quanto maior a expansão volumétrica, maior será o efeito acumulativo.

Solução ideal

Assim, uma maneira rápida e fácil de eliminar o ruído em sistemas de direção hidráulica, bombas hidrostáticas, saídas de bombas, entradas e saídas de motores e tomadas de força (PTO’s) é utilizar mangueiras reforçadas com fibras termoplásticas. Essas mangueiras são construídas com tubo interno que proporciona maior compatibilidade química, fibras de alta resistência e revestimento de polímero. A mangueira termoplástica de fibra trançada atende aplicações com pressões de 500 até 7.500 psi.

Graças à sua extensa variedade de mangueiras termoplásticas com elevada capacidade de amortecimento, a linha de produtos Parflex da Parker tem ajudado diversas empresas a reduzir o ruído abaixo dos níveis audíveis de som.

Os modelos Parflex 515H, 510C, 540N, 520N e 53DM são os mais recomendados para a eliminação de ruídos e atendem pressões de trabalho entre 1.500 e 5.000 psi.

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões AutomaçãoFluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviços técnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Visite nossa Parker StoreSe precisa de um Distribuidor Parker Sete Lagoas, Distribuidor Parker Lagoa da Prata, Distribuidor Parker Divinópolis, Distribuidor Parker Nova Serrana, Distribuidor Parker Brasil seu lugar é aqui.

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone (31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br . Luiz Kuchenbecker Panin

top