LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Sexta Feira - 26 de Abril de 2024

Como solucionar vazamentos em pórticos de conexões

Quando o assunto é vazamento não se deve fazer suposições. É necessário avaliar todas as possíveis causas antes de realizar a manutenção. Se o reparo for feito apenas com base nos sintomas, a verdadeira causa do vazamento pode passar despercebida, vindo a gerar gastos expressivos no futuro.

No caso de vazamentos em pórticos de conexões, pode ser necessário desmontar toda a conexão para ter um diagnóstico preciso da causa. Conheça a seguir os principais fatores que geram vazamentos nesses componentes.

O-ring/vedação danificados ou ausentes

Examine atentamente O-rings e vedações e avalie se estão deformados ou desgastados. Os danos podem ser quase imperceptíveis, por isso, observe com cautela.

Figura 1. O-rings danificados. À esquerda, dano por extrusão; à direita, dano por instalação inadequada

Caso o O-ring esteja danificado, é necessário substituí-lo cuidadosamente, evitando que a rosca da conexão o danifique. Recomenda-se o uso de lubrificante para que o O-ring deslize até a cavidade adequada.

Também é possível que o O-ring esteja ausente devido a erro durante a montagem. Um O-ring ou vedação deve estar acomodado na cavidade da conexão ou emparelhado com o anel de retenção. Se você não encontrar o componente nesses pontos, consulte o fabricante da conexão para verificar se ele deveria estar incluído.

Figura 2. Exemplos de áreas que devem incluir O-rings e vedações

Ao selecionar O-rings para substituição, não se esqueça de avaliar o tamanho, a dureza e o material corretos para a aplicação em questão. O material deve ser compatível com a temperatura de trabalho.

Dica: O-rings danificados podem ser apenas um sintoma do problema, e não a causa. Investigue outras possíveis causas do vazamento para garantir a solução definitiva.

Conexão danificada
É relativamente fácil detectar danos em conexões, como por exemplo rachaduras e arranhões. Ao fazer a inspeção, observe a superfície de vedação e as roscas. Até mesmo um pequeno arranhão pode prejudicar a capacidade de vedação.

Conexões podem sofrer cortes e arranhões durante o manuseio ou armazenamento. Danos na superfície de vedação ou nas roscas são irreversíveis. Recomenda-se examinar o componente antes da montagem para garantir que nenhum dano ocorreu durante o transporte ou o manuseio.

Figura 3. Exemplos de superfícies de vedação

É importante manter sempre os invólucros de proteção nas conexões até que elas sejam instaladas, a fim de evitar danos durante o transporte ou o manuseio.

Pórtico danificado
Assim como nas conexões, você pode avaliar visualmente se os pórticos estão danificados. Avalie se há riscos ou arranhões nas superfícies de vedação e nas roscas.

Caso o pórtico esteja danificado, ele pode ser substituído ou restaurado. O processo de restauração, no entanto, deve ser executado por profissionais treinados para esta função.

Montagem incorreta
A montagem é fundamental para o desempenho das conexões. O correto torque garantirá à junta o aperto necessário para que ela resista à pressão interna e à vibração.

Os principais erros de montagem são:
• O-rings presos nas roscas (fora do local apropriado)
• O-ring rasgado (pressão excessiva durante a montagem)
• Arruela de segurança danificada em conexões ajustáveis (O-ring ausente/danificado ou excesso de torque)
• Vazamento a baixa pressão logo após a instalação (torque de montagem incorreto)

Para o bom funcionamento da conexão, garanta que todos os componentes estejam em seus devidos lugares.

Figura 4. Cavidade do anel de vedação (esquerda) e O-ring ajustável com os devidos componentes

Arruela de segurança frouxa ou deformada
Alguns pórticos contêm uma arruela de segurança para prender o O-rings sob pressão. Se a arruela não estiver perfeitamente ajustada, pode ocorrer a extrusão do O-ring. Ao desmontar o equipamento para avaliação, verifique se a arruela não está frouxa ou deformada. Avalie se o O-ring está danificado na face que tem contato com a arruela (rasgado ou mascado). Para evitar estes equívocos, siga corretamente as instruções de montagem.

Outro problema comum é a compressão do O-ring quando a contraporca está no lugar errado. Isto acontece devido à exposição da rosca abaixo da contraporca, o que causa a deformação da arruela e a consequente extrusão do O-ring, resultando em vazamento.

A arruela de segurança deve ser colocada preferencialmente na parte superior da conexão (perto da rosca da contraporca), com o aperto adequado. Arruela frouxa pode ser sinal de material de baixa qualidade, excesso de torque ou montagem inadequada. Confira se a arruela está plana ou convexa. Ela não deve ser côncava.

Roscas de tubo
Roscas de tubo têm grande tendência a gerar vazamentos quando submetidas a altas pressões, variações de temperatura, colisões e vibrações. Os principais problemas encontrados nas roscas de tubo presentes em pórticos de conexão são:

• Rachadura circunferencial na base da rosca (variação de temperatura ou vibração excessiva)
• Afrouxamento da conexão (variação de temperatura ou vibração excessiva)
• Rachadura na rosca interna, especialmente em material fundido (aperto excessivo)
• Vazamento devido à falta de material selante, emprego de vedações pré-utilizadas ou má conexão da rosca
• Vazamento devido à instalação incorreta

Ao examinar roscas de tubo, remova a fita ou o material adesivo. Examine a conexão quanto a corrosão, rachaduras, danos na rosca ou outras avarias. Se você encontrar algum destes problemas, descarte o a conexão.

Quando realizar a substituição, inspecione a nova conexão – principalmente as roscas. Consulte as instruções do fabricante para a montagem. Quase todas as roscas requerem material selante para promover a correta vedação. Tenha cuidado para não contaminar o sistema com o selante.

Conclusão
Vazamentos em sistemas hidráulicos consomem tempo e recursos das empresas. Encontrar a causa do problema pode ser trabalhoso mas é a única forma de evitar que a situação se repita.

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões AutomaçãoFluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviços técnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por milhares e milhares de itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Procura um Distribuidor Parker de vedações na Bahia, Distribuidor Parker de vedações no Pará, Distribuidor Parker de vedações no Rio de Janeiro, Distribuidor Parker de vedações em Lavras, Distribuidor  de vedações Parker no Sul de Minas, Distribuidor de vedações Parker em Pouso Alegre, entre em contato! Visite nossa Parker Store! Distribuidor de vedações, Distribuidor de anéis o rings Parker, distribuidor de gaxetas Parker.

Distribuidor de vedações Parker Lavras, Distribuidor de vedações Parker Contagem, Distribuidor de vedações Parker Belo Horizonte, Distribuidor de vedações Parker São Paulo, Distribuidor Parker Espírito Santo. Distribuidor Parker vedações, distribuidor Parker conexões, distribuidor Parker anéis o ring, distribuidor Parker o ring,

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone (31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br . Luiz Kuchenbecker Panin

top