LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Quinta Feira - 25 de Abril de 2024

Entendendo a simbologia das Válvulas Direcionais Pneumáticas

Identificar a simbologia das Válvulas Direcionais Pneumáticas é o ponto de partida para o correto entendimento de suas funções e características. Muitos não conseguem identificar as características das válvulas, número de vias e posições, o que acaba dificultando a especificação.

Neste artigo, vamos apresentar para você o desenho, ou seja, a simbologia das principais Válvulas Pneumáticas. A partir dessa visão estratégica, você saberá identificar facilmente o número de vias e de posições das válvulas direcionais pneumáticas.

São componentes responsáveis pela seleção e direcionamento do fluxo de ar comprimido, para produzir movimento ou simplesmente derivar o fluxo para circuitos pneumáticos com funções diferentes.

As Válvulas Direcionais tem sua aplicação mais comum no acionamento dos cilindros pneumáticos, mas podem estar nas mais diferentes aplicações, tais como: sistemas segurança, bloqueio, sopro expulsor etc.

O que são vias e posições nas Válvulas Direcionais Pneumáticas

– Vias: é o número de conexões disponíveis para utilização ou direcionamento do ar comprimido.
– Posições: é o número de condições que a válvula pode assumir.

A simbologia das Válvulas Direcionais é definida pela Norma ISO 1219 (NBR 8896). Podendo haver diferentes representações que foram sendo adaptadas durante muitos anos devido ao desconhecimento da norma.

Posições
Na simbologia o número de posições é definido pela quantidade de quadrados contidos no símbolo.

Exemplo:

Figura 1 – temos dois quadrados, ou seja, duas posições.

Figura 2 – temos 3 quadrados, ou seja, três posições.

Vias
O número de vias é definido de acordo com a necessidade da aplicação, podendo ser de duas, três, quatro ou cinco e são representadas pelos símbolos internos que estarão desenhados no interior dos quadrados referente as posições.

Os símbolos que encontramos são setas ou T’s. As setas indicam interligação entre as vias e o T indica via fechada.

O que são Válvulas Direcionais Pneumáticas?

Antes de entender a simbologia e as suas principais características, precisamos explicar para você o que são as Válvulas Direcionais Pneumáticas.

Quando avaliamos uma simbologia devemos sempre faze-la pelo quadrado da direita ou pelo quadrado onde encontramos o símbolo de retorno desenhado. Em um circuito pneumático o mesmo é desenhado na posição inicial.

IMPORTANTE: as setas representam a interligação das vias, mas não obrigatoriamente o sentido do fluxo.

As vias são identificadas por letras ou números, conforme a tabela abaixo:

 

Cada fabricante escolhe se a identificação será conforme ISO 1219 , números ou DIN 24300, letras.

Na figura abaixo, temos dois quadrados e no quadrado da direita os símbolos tocam internamente o quadrado 2 vezes o que nos indica que temos 2 vias.

Onde temos o número 1 estamos nos referindo a via de alimentação e o número 2 a via de utilização. Neste caso as duas vias encontram-se fechadas, não passa ar.

Porém quando acionamos a válvula estaremos promovendo a interligação das vias.

Assim temos definido o número de vias e número de posições, duas vias, duas posições. No primeiro momento a via um não permite a passagem de ar, assim podemos dizer que a válvula em questão é uma 2 vias, 2 posições, normalmente fechada ou simplesmente uma 2/2 NF.

Na próxima figura temos, dois quadrados e os símbolos internos tocam o quadrado da direita 3 vezes. Temos então uma válvula de três vias, duas posições.

A via 1, que é a alimentação na simbologia esta fechado, então temos uma válvula de três vias, duas posições normalmente fechada, ou simplesmente 3/2 NF.

Neste outro exemplo temos dois quadrados e os símbolos internos tocam o quadrado cinco vezes. Temos então uma válvula de 5 vias, duas posições.

Neste caso a via 1 encontra-se interligada com a via 2 e caso a válvula seja acionada a via 1 passa a se interligar com a via 4

Para essa válvula não há necessidade de informar que é uma normalmente aberta, pois independe de posição ela estará sempre aberta. Então temos simplesmente uma válvula 5/2.

Para as válvulas com 3 posições o ponto de partida é sempre o quadrado central.

– três vias e todas as vias fechadas, 3/3 CF – centro fechado.

– cinco vias e todas as vias fechadas, 5/3 CF – centro fechado.

– cinco vias, sendo 1 fechada e 2 e 4 interligadas com o escapes 3 e 5, 5/3 CAN – centro aberto negativo

– cinco vias, sendo 1 interligada com 2 e 4; 3 e 5 fechadas, 5/3 CAP – centro aberto positivo.

Complementam a simbologia os símbolos de acionamento e retorno, conforme tabela abaixo:

Pela ordem de cima par abaixo:

Muscular – acionamento genérico, botão, alavanca, pedal;

Mecânico – pino, rolete, gatilho, mola;

Pneumático – piloto positivo, piloto negativo, servo piloto positivo, servo piloto negativo;

Elétrico – elétrico, elétrico servo positivo, elétrico servo positivo.

Conseguiu compreender a simbologia de uma Válvula Direcional Pneumática? Então, a partir de agora, você terá muito mais facilidade para identificar uma válvula pneumática!

Abaixo catálogo com as válvulas pneumáticas mais utilizadas no Brasil

https://www.tecniar.com.br/wp-content/uploads/2020/03/TECNI-AR-Parker-Store-Válvulas-PVN-PLUS.pdf

Baixe o catálogo clicando aqui!

Tem dúvidas? Entre em contato clicando aqui!

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões AutomaçãoFluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviços técnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker diferentes para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Procura um Distribuidor Parker no Brasil, procura informações sobre simbologia de válvulas pneumáticas, simbologia pneumática, circuitos pneumáticos, desenho pneumático, nomenclatura de válvulas pneumáticas, tipos de válvulas pneumáticas, seu lugar é aqui.

 

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone (31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br . Luiz Kuchenbecker Panin

top