LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Sexta Feira - 26 de Abril de 2024

ILPF, o milagre da multiplicação no campo

Adotando um plano de rotação de culturas e ocupação intensiva do solo, uma fazenda no Maranhão aumentou em 130% sua produção tanto de grãos quanto de carne; hoje, ela colhe também os lucros gerados por três safras ao ano, sem contar os rendimentos da nova atividade agregada – o reflorestamento. Em outra fazenda, localizada em Goiás, a produtividade pecuária foi multiplicada por dez, enquanto a colheita de grãos (soja e milho) experimentou um salto de 111%. Apesar de formidáveis, esses resultados não são exemplos isolados. No agronegócio já há centenas de propriedades comemorando sucesso semelhante.

A notável explosão de eficiência que começou a ser registrada no campo na última década é resultado direto da aplicação, pelos produtores de todas as regiões do País, do sistema de Integração Lavoura- Pecuária-Floresta (ILPF). Trata-se de uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes culturas para aumentar a produtividade do agronegócio de maneira sustentável.

Metas superadas

Os benefícios são tão expressivos que as metas de adesão previstas para o período 2010-2020 (4 milhões de hectares) já teriam sido superadas em 2015. Recente pesquisa mostrou que atualmente 11,5 milhões de hectares utilizam os diferentes formatos da estratégia ILPF, sendo que nos últimos cinco anos o nível de crescimento de adesão ao sistema foi de 10% entre pecuaristas e de 5% entre agricultores.

Parker_store_brasil_embrapa ILFP

As tecnologias necessárias para a implantação dos sistemas de ILPF foram desenvolvidas pela Embrapa e por empresas, universidades e institutos de pesquisa que compõem o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária.

Técnicas inovadoras

Apontado como alternativa ideal para a recuperação de pastagens degradadas, o sistema promove a integração de árvores com pastagens ou lavouras em rotação, consórcio ou sucessão. Seu objetivo é a mudança do modo de uso da terra, para atingir patamares cada vez mais elevados de qualidade do produto, qualidade ambiental e competitividade. A estratégia permite maximizar os efeitos desejáveis no ambiente, aliando o aumento da produtividade à conservação dos recursos naturais.

Basicamente o sistema funciona com o plantio de culturas agrícolas anuais (arroz, feijão, milho, soja ou sorgo) e de árvores, associado a espécies forrageiras. Considerando espaço e tempo disponível, as combinações possíveis resultam em quatro modalidades de sistemas integrados: Lavoura-Pecuária (ILP – Agropastoril), Pecuária- Floresta (IPF – Silvipastoril), Lavoura-Floresta (ILF – Silviagrícola) ou Lavoura- Pecuária-Floresta (ILPF – Agrossilvipastoril).

Solução para todos

Os sistemas de ILPF podem ser adotados por empreendimentos rurais de qualquer porte. Eles podem utilizar o consórcio ou a rotação de culturas de forma a produzir, na mesma propriedade, grãos, carne ou leite e produtos madeireiros ao longo de todo o ano.

A implantação da prática de integração exige investimentos, seja com a correção do solo ou com o custo operacional de maquinário. Entretanto, especialistas do setor lembram que esse capital costuma ser recuperado logo após o primeiro ano de integração.

Áreas de pastagem cultivadas apresentam grande potencial para a expansão da produção de grãos e biocombustíveis. Além de proporcionar alimentos de elevado valor comercial (carne e leite), elas contribuem para conservação dos recursos hídricos, controle de pragas e redução da emissão de gases de efeito estufa.

Benefícios tecnológicos e ambientais

Os sistemas de ILPF promovem o melhoramento da qualidade e a conservação do solo, entre diversas outras vantagens. Aqui uma lista de seus principais benefícios:

• Redução de perdas de produtividade
• Ampliação do balanço positivo de energia
• Diminuição no uso de agroquímicos
• Mitigação do efeito estufa
• Incremento da produção de alimentos a menor custo
• Aumento da oferta de alimentos seguros
• Aumento da produção de fibras, biocombustíveis e biomassa
• Aumento da competitividade dos produtos de origem animal
• Dinamização da economia regional
• Inserção social pela geração de emprego e renda no campo
• Aumento da lucratividade dos empreendimentos rurais

Para mais informações entre em contato clicando aqui ou pelo Telefone Parker Store Brasil (31)3362-2400

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões AutomaçãoFluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviçostécnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Procura um Distribuidor Parker em Sete Lagoas, Distribuidor Parker em Divinópolis, Distribuidor Parker em Belo Horizonte, Distribuidor Parker em Lagoa da Prata, entre em contato! Visite nossa Parker Store!

Distribuidor Parker Lavras, Distribuidor Parker Contagem, Distribuidor Parker Belo Horizonte, Distribuidor Parker São Paulo, Distribuidor Parker Espírito Santo.

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone (31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br . Luiz Kuchenbecker Panin

top