LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Quarta Feira - 24 de Abril de 2024

O caminho para a fábrica inteligente

A automação industrial tem avançado expressivamente com a proliferação de sensores em todos os tipos de equipamentos, de conectores, mangueiras, válvulas e bombas a motores, atuadores e filtros. Os dados disponibilizados pelo uso de sensores criam enormes oportunidades de transformar o modo com que operamos e fazemos a manutenção dos equipamentos industriais.

A cada dia mais companhias se interessam em aplicar os conceitos da chamada Indústria 4.0. Mas, para isso, é fundamental que os componentes nas linhas de produção se tornem “inteligentes”, de forma a permitir a comunicação e a interação entre as máquinas de um mesmo sistema. As redes industriais são a espinha dorsal de uma fábrica inteligente: elas são usadas para controlar e monitorar processos por meio de protocolos (conjuntos de regras aos quais o sistema deve aderir). Com as redes, é possível transformar sensores e atuadores em componentes “inteligentes”, ampliando a performance e a flexibilidade da manufatura. Tudo isso graças à integração das instalações industriais com os sistemas de TI.

Fábricas inteligentes

Nas fábricas modernas, sistemas equipados com microprocessadores permitem o controle de movimentos com velocidades variáveis e o compartilhamento de dados, entre outras funções estratégicas.

A chegada da Internet Industrial das Coisas (IIoT) está mudando a manufatura. As redes Ethernet estão se popularizando rapidamente e muitos de seus protocolos são projetados para o uso industrial. No entanto, o custo dessas tecnologias vinha limitando sua aplicação. Assim, sistemas mais econômicos como redes sem fio e protocolos abertos de comunicação passaram a ser desenvolvidos.

Um desses protocolos abertos é o IO-Link. Desenvolvido em 2008, o IO-Link deverá ser o próximo protocolo industrial mais utilizado, pois permite estabelecer uma extensão local perfeita para redes industriais Ethernet de alta performance. Além disso, é a primeira tecnologia de comunicação para sensores, atuadores e dispositivos de controle regulamentada por norma internacional (IEC 61131-9).

Novo cenário

Essa interface de alto desempenho oferece a praticidade da instalação plug-and-play. Os módulos IO-Link usam cabos de 3 fios sem blindagem – e isso reduz em até cinco vezes o custo do cabeamento se comparado ao dos outros protocolos.

Comparável a um “USB industrial”, o IO-Link é uma tecnologia ponto-a-ponto que pode ser implantada na maioria das configurações de CLP e integrada em redes Ethernet e Fieldbus, por meio de um dispositivo chamado IO-Link Master.

PARKER_BRASIL_IO_LINK_Moduflex_IO_Link_Module_pneumatic

Além de proporcionar uma fiação simplificada e padronizada, a instalação da Ilha de Válvulas Moduflex garante monitoramento e maior disponibilidade de dados, que por sua vez permitem diagnósticos mais completos. O uso desta solução é especialmente interessante para aplicações onde há reconfigurações frequentes, pois possibilita reduzir os tempos de setup e de máquina parada.

Com o protocolo IO-Link você pode ler e alterar os parâmetros do dispositivo utilizando o software de controle, monitorar as saídas, receber alertas de status em tempo real e ajustar remotamente as configurações do dispositivo. Os dados em tempo real e os históricos disponibilizados contribuem para o bom funcionamento dos componentes, simplificam a manutenção e reduzem o risco de inatividade das máquinas.

TECNI-AR_Parker_brasil_moduflex

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões AutomaçãoFluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviçostécnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Procura um Distribuidor Parker em Sete Lagoas, Distribuidor Parker em Divinópolis, Distribuidor Parker em Belo Horizonte, Distribuidor Parker em Lagoa da Prata, entre em contato! Visite nossa Parker Store!

Distribuidor Parker Lavras, Distribuidor Parker Contagem, Distribuidor Parker Belo Horizonte

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone (31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br . Luiz Kuchenbecker Panin

 

top