LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Terça Feira - 23 de Abril de 2024

Redução de custos do segmento de mineração com soluções inovadoras

Tensionamento automatizado de correias transportadoras

Essenciais na mineração, as correias transportadoras de borracha dependem de ajustes periódicos de tensão para funcionar de forma eficiente. A técnica convencional de esticamento exige a parada do equipamento e a movimentação de um guindaste com operador para que um contrapeso seja colocado no esticador.

Para resolver definitivamente este problema, a Parker desenvolveu um sistema hidráulico automatizado que substitui com vantagens o sistema de contrapeso. A inovação elimina a necessidade de parada da máquina, ampliando a segurança e reduzindo o custo da operação.

Acionamento com motores hidráulicos de pistões radiais

Nos diversos processos da mineração, é possível obter grande economia com a substituição dos motores elétricos por motores hidráulicos para o acionamento de máquinas. Desta forma consegue-se reduzir o consumo de energia elétrica, cujos custos se elevaram fortemente nos últimos anos.

Um bom exemplo encontra-se nos alimentadores de sapata. Para aplicações como essa, a Parker disponibiliza no Brasil os motores hidráulicos de pistões radiais, de sua divisão Calzoni. Desenvolvidos na Itália, esses motores especiais com deslocamento fixo ou variável podem ser montados em qualquer posição e oferecem vida útil elevada, com baixo índice de manutenção mesmo nas operações mais pesadas. Rodas de caçamba, alimentadores de sapata e viradores de vagão são algumas aplicações para esses motores, que também podem ser montados diretamente em redutores e possuir freios estacionários.

Além do menor consumo de energia, a troca do motor elétrico pelo hidráulico traz outros ganhos relevantes, como economia de espaço e maior facilidade no controle.

Sistemas hidráulicos para moinhos

Soluções inovadoras contribuem para redução de custos do segmento de mineração – Ricardo Brancaccio Gerente de Contas da Parker – Parker Brasil – Divisão Hidráulica. Recentemente a Parker desenvolveu uma unidade hidráulica específica para o acionamento do sistema de giro lento para moinhos, que até então era acionado eletricamente.

Compacto e customizado, o projeto recebeu uma bomba de circuito fechado Gold Cup e um motor hidráulico F12, ambos Parker. Desta forma, foi possível dimensionar um reservatório de menor capacidade, o que auxiliou na redução de custos. Montada na própria bomba, a válvula proporcional ligada ao controlador IQAN dispensou o uso de outro subsistema para controle. O conjunto está operando eficientemente desde 2015.

post_top_post_46_“Como fornecedora global de tecnologias para o controle do movimento, a Parker tem know-how para oferecer soluções customizadas em praticamente todas as etapas do processo de mineração, desde a extração até o embarque”, observa Ricardo Brancaccio (foto). “Além das fábricas locais, nossa vantagem competitiva é disponibilizar consultores de vendas especializados para auxiliar os fabricantes de máquinas no dimensionamento e seleção dos sistemas, contando ainda com uma ampla rede de distribuidores para atender os usuários finais em todo o Brasil”, conclui o gerente de contas da Parker.

Entre em contato com a TECNI-AR Parker Store para mais informações.

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões Automação, Fluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviços técnicos,conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Visite nossa Parker Store!

top