LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Sexta Feira - 19 de Abril de 2024

Saiba como aumentar o desempenho das prensas hidráulicas

A combinação das tecnologias eletrônica e hidráulica tem sido cada dia mais utilizada nos ambientes industriais por proporcionar o aumento da eficiência de máquinas e processos.Fundamentais na indústria, as unidades hidráulicas de potência podem ter melhor desempenho com a adoção de um inversor de frequência eletrônico. Quando esse recurso é aplicado às prensas, o ganho é ainda mais expressivo.

SOLUÇÃO IDEAL

Em muitos processos industriais envolvendo unidades hidráulicas, um motor elétrico trabalhando sem controle – e portanto sempre na velocidade nominal de rotação – estará provavelmente desperdiçando energia. Todavia, é possível otimizar a velocidade do motor para que apenas a pressão e a vazão necessárias em cada momento sejam produzidas. Reduzir a velocidade do motor durante os períodos em que o equipamento demanda baixa vazão ou nas etapas do ciclo que requerem pressão mais baixa é uma ótima forma de economizar energia.

É possível alcançar uma redução de custo praticamente instantânea usando a tecnologia de controle de velocidade variável. Os inversores de frequência eletrônicos permitem controlar automaticamente a velocidade da bomba, de forma a acompanhar as mudanças de demanda da máquina, e por isso são considerados o complemento perfeito para sistemas hidráulicos de acionamento.

RESULTADOS PRÁTICOS

Um exemplo prático de economia de energia foi comprovado em testes realizados no sistema hidráulico de uma prensa. O estudo comprovou claramente que é possível obter economia substancial no consumo de energia usando um inversor de frequência para reduzir a velocidade do motor durante as etapas do ciclo da máquina que requerem baixa vazão.
Os principais resultados deste teste mostraram-se altamente desejáveis para qualquer ambiente industrial:
• O equipamento empregou potência média de apenas 34 HP (25 kW) durante todo o ciclo operacional, em contraposição à potência média de 50 HP (38 kW) da mesma bomba sem controle eletrônico (economia de 47%)
• A maior eficiência alcançada levou à menor geração de calor no sistema hidráulico
• Houve redução do nível de ruído no ambiente de produção

TECNOLOGIA COMBINADA

Como líder global em tecnologias de controle do movimento, a Parker oferece ampla expertise tanto no campo dos dispositivos hidráulicos quanto no dos inversores de frequência eletrônicos. A linha disponibiliza bombas e unidades hidráulicas de diversos tamanhos e modelos, bem como inversores com faixa de potência variando de 0,37 até 1.000 kW, cobrindo praticamente qualquer tipo de aplicação.

Para ganhar tempo e poupar recursos, os inversores Parker acompanham software com funções pré-configuradas e atendem aplicações envolvendo controle de pressão, vazão, torque e velocidade.

TECNI-AR_Distribuidor_Parker_Store_Brasil_BH_MG(1) TECNI-AR_Distribuidor_Parker_Store_Brasil_BH_MG(2)

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões Automação, Fluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviços técnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Visite nossa Parker Store!

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone (31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br . Luiz Kuchenbecker Panin

top