LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Sábado - 20 de Abril de 2024

Sistemas customizados ganham espaço na mineração

Por que os sistemas customizados de engenharia tornaram-se essenciais para as empresas de mineração no atual cenário econômico mundial?

Após quase 10 anos de alta, o minério de ferro encontrou o fim de seu superciclo de valorização, estabilizando-se em cerca de US$ 50 por tonelada. Essa nova realidade impôs às mineradoras uma busca intensiva pela redução de seus custos operacionais para manterem-se competitivas diante da queda do preço das commodities no mercado mundial.

Para essas companhias, agora o caminho do sucesso passa pela redução de etapas e pela ampliação do controle em seus processos de produção. A boa notícia é que, com o avanço das tecnologias de automação, essas mudanças tão necessárias estão se tornando mais presentes em todo o mundo e também no Brasil.

Minas competitivas

É neste contexto que os sistemas customizados estão ganhando espaço. Construídos de acordo com as especificações de cada cliente, projetos completos turn-key ou subsistemas são capazes de substituir acionamentos em equipamentos críticos, otimizar o controle, aumentar a segurança e ampliar significativamente tanto a vida útil quanto a disponibilidade de máquinas na mineração.

tecni_ar_parker_store_brasil_mg_bh_parker_mining_environmental

Entre os equipamentos que podem alcançar verdadeiros saltos de eficiência com estas soluções, destacam-se caminhões fora de estrada, correias transportadoras, empilhadeiras e recuperadoras de minério, carregadores de vagões e de navios, entre outros. Vale a pena conferir essas aplicações inovadoras relacionadas a seguir.

1. Skid para Tratamento de Diesel

Na operação de caminhões fora de estrada, é fundamental empregar diesel isento de impurezas para a redução das paradas de manutenção e consequentes custos de operação. Mesmo que saia das refinarias em boas condições, o combustível sofre contaminação durante seu transporte e armazenamento. Fabricantes de motores são unânimes ao alertar que os principais problemas de manutenção em motores são causados pela presença de água e impurezas no combustível.

tecni_ar_parker_store_brasil_mg_bh_skid

Inspirada em soluções semelhantes já aplicadas com sucesso na aviação civil, a Parker desenvolveu um skid para monitoramento e condicionamento do combustível (veja a foto), atendendo à Norma ISO 4406 18/16/13 (exigida pelas montadoras), que está otimizando o desempenho de caminhões fora de estrada em Carajás (PA). Com esse recurso, a medição é feita inline, ou seja, enquanto o equipamento segue em operação. Além de tratar, o sistema possibilita controlar a qualidade do fluido, reduzindo custos ao manter os caminhões rodando por mais tempo.

Neste sistema a Parker aplicou o expertise de sua divisão Parker Velcon, especialista em produtos para a filtração de diesel. O conjunto reúne motobomba, filtros para água e particulado sólido e o contador automático de partículas Icount, que envia informações sobre a qualidade do combustível para um centro de controle.

Entre em contato com a TECNI-AR Parker Store para mais informações.

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões Automação, Fluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviços técnicos,conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Visite nossa Parker Store!

 

top