LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Quinta Feira - 28 de Março de 2024

Comparativo entre M2M e IoT

Pode parecer difícil distinguir entre os termos M2M (Machine to Machine ou, em português, Máquina a Máquina) e IoT (Internet das Coisas). Embora ambas as tecnologias envolvam compartilhamento de dados e configurem soluções de conectividade para empresas, elas se diferenciam na forma de obter essa conectividade.

Ao analisar seus princípios básicos e aplicações, encontram-se várias diferenças entre essas soluções. M2M se refere à comunicação direta entre dispositivos como máquinas, equipamentos e smartphones. Nela, a comunicação é realizada utilizando-se canais com ou sem fio, enquanto a tecnologia IoT se baseia em sensores capazes de coletar e analisar dados em tempo real. A conectividade dos sensores pode ser estabelecida sem intervenção humana.

 

 

Pode-se entender a IoT como a “versão ampliada” da conectividade, que por sua vez é movida pelos avanços das aplicações M2M. O principal objetivo da solução M2M é permitir às empresas coletar e gerenciar dados remotamente por meio da conexão de equipamentos em nuvem. Por outro lado, IoT é uma tecnologia de massa que se aplica tanto às empresas quanto aos consumidores.

Sistema abrangente
A tecnologia IoT corporativa está se tornando cada vez mais popular. Ela eleva a comunicação a um patamar superior, pois facilita o rastreamento e o gerenciamento de ativos – como faz por exemplo a solução IoT Mobil para equipamentos fora de estrada da Parker.

Assim como o nome sugere, a tecnologia M2M simplesmente conecta máquinas a máquinas, ao passo que a IoT utiliza essa conectividade entre máquinas, integrando a ela aplicativos web e conectando-a à nuvem. Enquanto a M2M emprega sistemas isolados de sensores e registros de dados coletados e mensurados remotamente, a tecnologia IoT centraliza sistemas distintos em um único sistema abrangente para viabilizar novas aplicações.

A IoT consegue isso porque integra os dados de dispositivos e sensores, relatórios analíticos e outras aplicações móveis da empresa ao “big data”. Resultados expressivos como esses raramente são alcançados apenas com soluções M2M.

Controle remoto
Além de permitir manutenção prognóstica, a IoT também otimiza processos e operações. Por exemplo, a solução IoT Mobil da Parker registra e armazena todos os dados em nuvem, permitindo visibilidade e ajustes nas operações da máquina em tempo real. Fabricantes de equipamentos e seus clientes podem acessar e analisar remotamente dados de desempenho a fim de identificar tendências de uso e corrigir rapidamente os problemas gerados em campo.

A Internet das Coisas (IoT) é mais que a conectividade entre dispositivos, uma vez que ela atua como uma rede de dispositivos conectados. Veja o quadro comparativo entre as duas soluções.

É certo que M2M e IoT têm aspectos em comum, já que as duas oferecem acesso remoto a dados de equipamentos e ambas transferem informações entre máquinas sem intervenção humana, permitindo a tomada autônoma de decisões. Porém, vale notar que são tecnologias corporativas que oferecem diferentes níveis de transferência e coleta de dados.

M2M e IoT se distinguem na forma em que obtêm a conectividade, no que podem conectar, na escalabilidade que oferecem e na maneira como os dados são utilizados. Ambas, no entanto, têm o objetivo de levar a indústria a um patamar mais conectado e inteligente.

Tecnologias comparadas:
M2M: Comunicação direta entre máquinas/ IoT: Automação de sensores com plataforma de internet
M2M: Suporta comunicação ponto a ponto/ IoT: Suporta comunicação em nuvem
M2M: Dispositivos não contam necessariamente com conexão à internet/ IoT: Dispositivos contam com uma conexão de internet ativa
M2M: Tecnologia baseada principalmente em hardware/ IoT: Tecnologia baseada em hardware e software
M2M: Geralmente se comunica com uma máquina por vez/ IoT: Vários usuários podem acessar os dados ao mesmo tempo pela internet
M2M: Pode conectar um dispositivo via mobile ou outras redes/ IoT: A entrega de dados depende de um protocolo de internet (IP)

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões AutomaçãoFluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviçostécnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Procura onde comprar Parker! Procura um Distribuidor Parker em Sete Lagoas, Distribuidor Parker em Divinópolis, Distribuidor Parker em Belo Horizonte, Distribuidor Parker em Lagoa da Prata, Distribuidor Parker em Lavras, Parker em São Paulo, Parker Espírito Santo, Distribuidor Parker Pouso Alegre, Distribuidor Parker Timoteo, Distribuidor Parker Sul de Minas, Central de Vendas Parker, entre em contato! Visite nossa Parker Store! Distribuidor Parker Lavras, Distribuidor Parker Contagem, Distribuidor Parker Belo Horizonte. Distribuidor Master Parker, Distribuidor Master Parker Filtros.

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone

(31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br .

Luiz Kuchenbecker Panin

top