LiveZilla Live Chat Software

Automação

Medição

Controle

Tecniar - Seu caminho para Automação

Sábado - 20 de Abril de 2024

A norma ISO e os equipamentos pneumáticos – O que é ISO?

O objetivo principal da normalização dos equipamentos pneumáticos é permitir e facilitar a comercialização globalizada, com reposições independentemente da origem.

Para que essa permissão seja realizada com sucesso, é necessário que você entenda mais sobre os componentes que mencionam a padronização, como UNITOP, CETOP, VDMA e a mais conhecida entre elas, a ISO (International Organization for Standardization).

O que é isso afinal? Ou melhor o que é ISO!?

ISO é uma entidade de padronização e normatização, International Organization for Standardization, ou em português, Organização Internacional para Padronização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.

Mas deveria ser IOS ao invés de ISO, não?

Esta sigla foi escolhida porque em grego “isos”, significa “igual”, o que se enquadra com o propósito da organização.

A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em diferentes campos técnicos. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Além das normas técnicas, a ISO também promove a padronização de normas que visam manter a qualidade nos processos de fabricação, sistema de gestão de qualidade ISO 9000 e 9001, e um sistema de gestão ambiental ISO 14000 e 14064.

Um cilindro pneumático respeita as ISO 6432, 15552 (antiga 6431) e 21287.

cilindros_pneumaticos_parker_ISO

cilindros_pneumaticos_parker_ISO_comprar

Que outras referências podemos encontrar?

Nos equipamentos pneumáticos ainda encontramos muitos componentes que mencionam a padronização conforme UNITOP, CETOP e VDMA, as mais referenciadas no Brasil após ISO.

A busca pela padronização anterior e posterior a ISO possibilitou que associações e comitês criassem padrões locais que com a globalização foram difundidos e adotados nos diferentes mercados.

UNITOP

UNITOP means - Union Nationale des Industries de Transmissions Oléo-Hydrauliques et Pneumatiques

UNITOP means – Union Nationale des Industries de Transmissions Oléo-Hydrauliques et Pneumatiques

É uma organização francesa, Union Nationale des Industries des Transmissions Oléo-Hydrauliques et Pneumatiques – UNITOP, ou em português: União Nacional das Indústrias de Óleo-Hidráulica e Pneumática.

Esta entidade reúne empresas e organizações de treinamento que em conjunto definem normas para padronização de componentes.

CETOP

CETOP means - Comité Européen des Transmissions Oléohydrauliques et Pneumatiques

CETOP means – Comité Européen des Transmissions Oléohydrauliques et Pneumatiques

Comité Européen des Transmissions Oléohydrauliques et Pneumatiques, em português, Comitê Europeu de Transmissões Óleo-hidráulicas e Pneumáticas. CETOP é o Comitê Europeu de Energia Fluida.

A CETOP representa empresas e revendedores e coopera com associações voltadas ao uso de energia fluídica em diferentes mercados.

VDMA

Verband Deutscher Maschinen – und Anlagenbau

Verband Deutscher Maschinen – und Anlagenbau

Verband Deutscher Maschinen – und Anlagenbau – Associação Alemã dos Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais. A VDMA é, tanto na Alemanha, quanto na União Europeia, uma representante ativa e competente dos interesses da indústria de construção de máquinas e de instalações industriais, tanto para temas técnicos quanto para temas político-econômicos.

Estas padronizações permitiram uma melhor aplicação dos equipamentos pneumáticos independentemente de qual fabricante, facilitando manutenções, reposições e até mesmo substituição sem haver necessidade de adaptações.

Estas são as associações mais conhecidas do Brasil no que se refere a equipamentos pneumáticos. Esperamos que as informações acima tenham ajudado a conhecê-las!

Sobre a TECNI-AR Parker Store Brasil – Sendo responsável pela Distribuição dos produtos da marca Parker desde 1987 a TECNI-AR Parker Store Brasil atua no mercado de automação industrial desde a sua fundação. Além ser um Distribuidor Parker Premier no Brasil, a TECNI-AR Parker Store Brasil é também Assistência Técnica Autorizada e Parker Store Brasil, trabalhando com as Divisões AutomaçãoFluid Connectors e Filtração. A empresa oferece soluções completas em montagem de mangueiras, automações completas, desenvolvimento, projeto e montagem de painéis para automação, serviçostécnicos, conexões, kits de reparo e peças de reposição. Seu estoque de produtos é formado por mais de 3.000 itens Parker diferentes para pronta entrega. Também Distribuidor Autorizado Firestone, Distribuidor Autorizado Autonics, Distribuidor Autorizado Burkert. São mais de 30 anos criando soluções! Procura um Distribuidor Parker no Brasil, procura informações sobre norma ISO, procura informações sobre CETOP, UNITOP, VDMA, entre em contato.

Distribuidor Parker Sul de Minas, Distribuidor Parker Pouso Alegre.

Distribuidor Parker Premier Brasil {focus_keyword} Teste o que você sabe sobre Pneumática! 037cf7f {focus_keyword} Poeira e umidade são mais agressivas do que você imagina 037cf7f {focus_keyword} Como funciona o RunWise? Veículo Híbrido. 037cf7fPara mais informações entre em contato com a TECNI-AR Parker Store pelo telefone (31) 3362 2400 ou também pelo nosso e-mail tecni-ar@tecni-ar.com.br . Luiz Kuchenbecker Panin

top